SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Pseudomonas stutzeri corneal ulcerPhacoemulsification versus extracapsular extraction on public health care system: cost analysis to the hospital, to the government and to the society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

SILVA, Jorge Augusto Siqueira da; SILVA, Renata Siqueira da  and  AMBROSIO JR, Renato. Relevância da biomecânica da córnea no glaucoma. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2012, vol.71, n.2, pp.115-118. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72802012000200008.

Relato de caso de uma paciente, com córnea espessa, por distrofia de Fuchs em fase inicial, ainda com transparência corneana preservada (edema corneano subclínico), associado à pressão intraocular (PIO) normal por tonometria de aplanação de Goldman (TAG), que teve entretanto, o diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto com base em alterações estruturais do nervo óptico. O estudo tomográfico demonstrou padrão de paquimetria espacial compatível com edema sub-clínico. O estudo biomecânico da córnea com o ORA (Ocular Response Analyzer, ® Reichert), associado à medida corrigida da PIO, possibilitou o entendimento da influência da córnea, que apesar de mais espessa, levava a uma TAG falsamente reduzida (hipoestimada). O estudo da PIO com sistema de tonografia digital de contorno (PASCAL) corroborou com os achados do ORA. Este exemplo ressalta a importância de novas tecnologias na avaliação de pacientes com suspeita de glaucoma, e destaca que a correção da TAG, com base em algoritmos lineares relacionados com a paquimetria central apenas, pode determinar sérios erros de interpretação clínica.

Keywords : Córnea [fisiologia]; Glaucoma; ORA; Distrofia endotelial de Fuchs; Tonometria ocular [métodos]; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License