SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Pseudomonas stutzeri corneal ulcerPhacoemulsification versus extracapsular extraction on public health care system: cost analysis to the hospital, to the government and to the society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

SILVA, Jorge Augusto Siqueira da; SILVA, Renata Siqueira da  and  AMBROSIO JR, Renato. Relevância da biomecânica da córnea no glaucoma. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2012, vol.71, n.2, pp. 115-118. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72802012000200008.

Relato de caso de uma paciente, com córnea espessa, por distrofia de Fuchs em fase inicial, ainda com transparência corneana preservada (edema corneano subclínico), associado à pressão intraocular (PIO) normal por tonometria de aplanação de Goldman (TAG), que teve entretanto, o diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto com base em alterações estruturais do nervo óptico. O estudo tomográfico demonstrou padrão de paquimetria espacial compatível com edema sub-clínico. O estudo biomecânico da córnea com o ORA (Ocular Response Analyzer, ® Reichert), associado à medida corrigida da PIO, possibilitou o entendimento da influência da córnea, que apesar de mais espessa, levava a uma TAG falsamente reduzida (hipoestimada). O estudo da PIO com sistema de tonografia digital de contorno (PASCAL) corroborou com os achados do ORA. Este exemplo ressalta a importância de novas tecnologias na avaliação de pacientes com suspeita de glaucoma, e destaca que a correção da TAG, com base em algoritmos lineares relacionados com a paquimetria central apenas, pode determinar sérios erros de interpretação clínica.

Keywords : Córnea [fisiologia]; Glaucoma; ORA; Distrofia endotelial de Fuchs; Tonometria ocular [métodos]; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese