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Avaliação do custo de colírios lubrificantes a base exclusivamente de carboximetilcelulose no mercado brasileiro

OBJETIVO: Avaliar o custo do uso dos colírios lubrificantes mais utilizados no mercado nacional que apresentam na formulação o mesmo princípio ativo - carboximetilcelulose, considerando o número total de gotas presente em cada frasco dos colírios. MÉTODOS: Foi realizado um estudo experimental utilizando três frascos de cada um dos colírios Lacrifilm® (colírio 1) e Fresh Tears® (colírio 2). Para análise do custo dos colírios contou-se o número de gotas de cada frasco correlacionando os preços dos mesmos. O preço considerado para cada medicação foi o mínimo ao consumidor com alíquota de 17% publicado para o mês de janeiro de 2012. A análise estatística foi efetuada em SPSS® 18. A comparação das variáveis quantitativas analisadas foi procedida através do teste não paramétrico Mann-Whitney e correlação linear de Spearman, sendo considerada uma diferença estatisticamente significante um valor de probabilidade inferior a 0,05. RESULTADOS: Verificou-se que há diferença estatisticamente significativa entre as marcas de colírios avaliados com relação ao número total de gotas. O colírio 1 apresentou o maior número de gotas. CONCLUSÃO: O colírio 1, que tem o maior número de gotas por frasco, também é o que tem o preço mais acessível. Portanto, verifica-se que é o produto mais econômico, ou seja, o paciente pagará menos por cada gota.

Soluções oftálmicas; Preço de medicamento; Gastos em saúde; Estudo comparativo; Brasil


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