Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento da população sobre glaucoma e perfil epidemiológico em campanha realizada no Hospital Universitário Lauro Wanderley

Objetivo:

Avaliar o nível de conhecimento sobre glaucoma numa população aleatoriamente selecionada, assim como correlacionar com dados epidemiológicos e sócio-culturais.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal analítico, por meio da aplicação de questionários, contendo perguntas gerais sobre glaucoma, a pacientes participantes de uma campanha para esclarecimento e prevenção da doença.

Resultados:

Dos 200 entrevistados, 54,5% eram do sexo feminino e 45,5% do sexo masculino, com média de idade 51 anos e 11 meses. No tocante à raça, 54% são pardos, 29% brancos e 17% negros. 85% referiram já ter feito exame oftalmológico em outra ocasião. Com relação à escolaridade, 5% nunca estudaram, 22,5% estudaram da 1ª a 4ª série, 15% da 5ª a 8ª série , 45% tinham ensino médio e 14,5% ensino superior. Quando interrogados, apenas 32%(64) dos pacientes relataram conhecer a doença e destes 71,87%(46) afirmaram ser o glaucoma uma patologia que não tem cura, mas sim controle e 48,4%(31) possuíam casos de glaucoma na família.Com relação ao tratamento, entre os que conheciam a doença, 64%(41) pacientes dizem saber como se trata, afirmando ser o colírio a principal forma de tratamento. A análise dos dados permitiu concluir também que o grupo de escolaridade do ensino médio possuía a maior proporção dos entrevistados que afirmaram conhecer o glaucoma, correspondendo a 69% destes.

Conclusão:

Corroborando com esses fatores, que consistem em barreiras para o diagnóstico e fidelidade do paciente ao tratamento, o presente trabalho verificou a real existência da desinformação por parte da população sobre o glaucoma, suas complicações, tratamento e métodos para o diagnóstico. Estudos encontrados na literatura observaram que pacientes com menor escolaridade apresentavam maior desconhecimento à cerca de sua afecção, informação essa verificada também neste estudo. Revelou-se insuficiência de conhecimentos em relação ao glaucoma, às formas de prevenção e de tratamento. Esse fato sugere a necessidade de ações educativas visando à divulgação de conhecimentos relativos ao glaucoma, entre os pacientes e a população em geral, como forma de prevenção da perda visual.

Glaucoma/epidemiologia; Conhecimento; Promoção da saúde


Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br