SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número2Avaliação de suscetibilidade para ectasia antes de LASIK: o papel da idade e do leito estromal residual em conjunto ao índice Belin-Ambrósio (BAD-D) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0034-7280

Resumo

VICTOR, Gustavo et al. Laser de femtossegundo de baixa energia e alta frequência na confecção de lamelas corneanas doadoras. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2014, vol.73, n.2, pp.71-74. ISSN 0034-7280.  https://doi.org/10.5935/0034-7280.20140017.

Objetivo:

Avaliar a eficácia e segurança de um laser de femtossegundo de baixa energia e alta taxa de repetição para confecção de lamelas corneanas doadoras anteriores profundas.

Métodos:

Este é um estudo prospectivo de investigação laboratorial. Vinte e cinco botões corneanos foram cortados com laser de femtossegundo para criar lamelas corneanas doadoras anteriores profundas (diâmetro, 10mm; espessura, 500µm). O corte a laser foi realizado com femtosecond laser LDV® na câmara anterior artificial da Ziemer®. Para obter-se uma melhor borda, as lamelas foram trepanadas com um trépano de 8mm da Katena®. A paquimetria corneana central e as lamelas anteriores foram aferidas utilizando o paquímetro Mitutoyo®, com acurácia de 0.001mm.

Resultados:

A paquimetria central das 25 córneas variou de 500 a 705µm (média de 584 ± 51µm). A espessura das lamelas anteriores variou de 420 a 480µm (media de 455 ± 12.7µm). O diâmetro das lamelas corneanas doadoras foi 7.90 ± 0,1mm, sendo todos os cortes redondos. As interfaces lamelares apresentaram-se regular ao microscópio cirúrgico. Não houve casos de adesão interlamelar.

Conclusão:

O laser de femtossegundo LDV® mostrou-se seguro e eficaz para confeccionar lamelas corneanas doadoras a partir de botões córneo-esclerais. Mínima variação na espessura das lamelas doadoras confeccionadas com o laser será útil para criação de tecidos corneanos doadores para ceratoplastia lamelar anterior profunda ou ceratoplastia endoteliais, ou ambas, a partir de uma só córnea.

Palavras-chave : Córnea; Transplante de córnea; Paquimetria corneana; Lasers; Endotélio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )