SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue6Higher order aberrations in amblyopic children and their role in refractory amblyopiaA comparative review between the updated models of Brazilian, United Kingdom and American eye banks and lamellar transplants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

CAIADO, Rafael Ramos et al. Estado da arte da cromovitrectomia. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2014, vol.73, n.6, pp.363-376. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20140076.

A cirurgia vitreorretiniana é uma cirurgia que envolve técnicas complexas e delicadas que tratam doenças como buraco macular, membrana epirretiniana e o edema macular diabético. A cromovitrectomia é uma dessas técnicas que incluem o uso de corantes compostos de pigmentos vitais ou cristais para melhorar a visibilização de estruturas transparentes durante a cirurgia de vitrectomia. O objetivo desse artigo foi apresentar uma abordagem atual, baseada em evidências, sobre a aplicação e indicação de corantes vitais durante a cirurgia vitreorretiniana. O emprego desses corantes possibilitou uma maior previsibilidade para a cirurgia, melhorando assim seu prognóstico pós-operatório. Apesar do campo da cromovitrectomia está em plena expansão de pesquisas, um corante gold standard para cromovitrectomia ainda não está estabelecido.

Keywords : Vitrectomia; Corpo vítreo; Buracos maculares; Retina; Agentes corantes; Membrana epirretiniana.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )