SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número6Estado da arte da cromovitrectomiaReversão da amaurose em caso de retinopatia esclopetária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0034-7280

Resumo

VICTOR, Gustavo et al. Uma revisão comparativa entre os modelos atuais de bancos de olhos e transplantes lamelares do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2014, vol.73, n.6, pp.377-382. ISSN 0034-7280.  https://doi.org/10.5935/0034-7280.20140077.

O transplante de córnea (CT) é o tipo de transplante mais realizado no mundo e os Bancos de Olhos (BO) são organizações que capturam, evoluem, preservam, guardam e distribuem tecidos oculares. Com a evolução das técnicas cirúrgicas e equipamentos para o CT, os BOs precisaram evoluir para acompanhar estas necessidades. Esta evolução vai desde técnicas de captura de tecidos; doação de dinheiro e esclarecimento ao paciente (baseadas na internet, por exemplo); utilização de equipamentos modernos, para fornecimento mais adequado de tecidos para técnicas cirúrgicas mais atualizadas; integração dos BOs de determinado país e gerenciamento em tempo real dos estoques de tecidos oculares, e adequação das leis que gerem todo este processo. Esta revisão tem como objetivo fazer uma comparação dos modelos atualizados de BOs brasileiro, inglês e americano, além de avaliar a tendência dos tipos de CT nestes países e sugerir melhorias ao modelo de BO brasileiro.

Palavras-chave : Córnea; Transplante de córnea; Laser; Administração de serviços de saúde; Benchmarking; Brasil; Estados Unidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )