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Avaliação das características do atendimento de urgências oftalmológicas em um hospital público da Grande São Paulo

Objetivo:

Avaliar as características dos pacientes atendidos no pronto socorro de oftalmologia, a fim de identificar medidas que melhorem a eficácia do atendimento e nortear o aprimoramento de outros serviços de urgência.

Métodos:

Estudo transversal e observacional, com 300 pacientes, atendidos no Hospital Municipal de Santo André (SP), de 15 a 22 de agosto de 2011. Os dados foram coletados por meio de avaliação clínica e de entrevistas com pacientes baseadas em um questionário.

Resultados:

Observou-se que 73,7% residiam a uma distância de até 20 km do hospital, 71,6% das urgências verdadeiras e 61,3% das urgências falsas procuraram atendimento em até uma semana do início dos sintomas.

Conclusão:

Considera-se a necessidade de disponibilizar para a população informações a respeito do tipo e da gravidade de urgências oculares, com ênfase na prevenção e na importância das doenças mais prevalentes, como corpo estranho corneano e úlcera de córnea, além de políticas de saúde direcionadas à criação de centros de atendimento especializados regionais, a fim de minimizar barreiras para acesso e aumentar a rapidez no tratamento de urgências oculares.

Serviço hospitalar de emergência; Olho/anormalidades; Oftalmopatias; Questionários


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