SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue4Epidemiological profile of west center cornea donorsPrevalence of detection of visual impairment and treatment in the age group 4 to 7 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

BISINOTTO, Flora Margarida Barra et al. A avaliação pré-anestésica para cirurgia oftalmológica em idosos é realmente necessária? A realidade de um hospital público. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2016, vol.75, n.4, pp.279-285. ISSN 0034-7280.  https://doi.org/10.5935/0034-7280.20160056.

Objetivos:

A avaliação pré-anestésica (APA) e a realização de exames laboratoriais são questionadas para cirurgias oftalmológicas ambulatoriais por acrescentarem custos e retardarem a cirurgia. Estas são de baixo risco, mas os pacientes são idosos e com várias comorbidades. O objetivo deste estudo foi determinar se a APA é realmente necessária nestes pacientes em um hospital público.

Métodos:

Foi conduzido um estudo retrospectivo em 297 prontuários contendo a APA de pacientes para cirurgias oftalmológicas em um hospital público. Foram avaliados através da história, exame clínico e exames complementares, a proporção de pacientes que apresentaram na APA doenças desconhecidas ou não controladas e alterações dos exames complementares.

Resultados:

A média de idade dos pacientes foi de 71,5 anos, com 95,28% tendo pelo menos uma doença crônica. A doença mais prevalente foi hipertensão arterial sistêmica (62,96%), que em 7,7% dos pacientes estavam sem controle adequado; 2.3% não tinham diagnóstico de HAS. O diabetes mellitus tipo 2 apareceu em segundo (22,22%), com 5,3% sem controle adequado. Glicemia acima de 100 mg.dl-1 foi encontrada em 25,92%, sem diagnóstico conhecido. Do total, 84,8% tomavam pelo menos um medicamento. Somente 73,4% dos pacientes foram liberados para a cirurgia na primeira consulta.

Conclusão:

A APA em oftalmologia é capaz de detectar doenças não diagnosticadas, ou condições clínicas instáveis, e exerce um papel não só de otimização do paciente para a cirurgia como de atendimento primário, desempenhando papel importante na saúde global da população e, portanto, considerada necessária nos pacientes idosos do sistema público de saúde.

Keywords : Avaliação pré-anestésica; Anestesia; Anestesia ambulatorial; Extração de catarata; Idoso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )