SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue5Epidemiological profile of age-related macular degeneration patients in Federal University of Parana, BrazilTrachoma in schoolchildren of the city of Botucatu, Sao Paulo, Brazil: detection and health promotion of a neglected disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

VILAR, Mateus Martins Cortez et al. Aumento da prevalência de miopia em um serviço oftalmológico de referência em Goiânia - Goiás. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2016, vol.75, n.5, pp.356-359. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20160071.

Objetivo:

Avaliar o aumento da prevalência de miopia entre pacientes atendidos em períodos diferentes em um serviço oftalmológico de Goiânia.

Métodos:

Foram comparados dados coletados em dois estudos científicos realizados em um serviço de oftalmologia, em diferentes períodos de tempo, que avaliaram dentre outros fatores, os erros refracionais dos participantes a partir destes dados comparou-se a porcentagem de pacientes portadores de miopia presentes nos estudos.

Resultados:

Observou-se um aumento na prevalência de Miopia dentre os participantes dos dois estudos. Na avaliação realizada entre 1995 e 2000 a porcentagem de pessoas com miopia representou 3,6% do total, já no estudo realizado no ano de 2014 a prevalência de pacientes com miopia foi de 9%. Dentre os pacientes com erros refracionais a prevalência de miopia no primeiro estudo foi de 9,97%, já no segundo a prevalência foi de 22%.

Conclusão:

Observou-se um aumento na prevalência de miopia entre os dois estudos, dados esses que corroboram com análises feitas que mostram um aumento da prevalência de miopia em todo mundo nos últimos 30 anos. Porém em uma proporção menor do que a observada em outros estudos populacionais.

Keywords : Miopia/epidemiologia; Erros de refração; Prevalência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )