Acessibilidade / Reportar erro

Perfil epidemiológico das aplicações intravítreas de Ranibizumab

Resumo

Objetivo:

O objetivo desse trabalho é avaliar o perfil de aplicações intravítreas do Ranibizumab em uma população de adultos atendidos no Instituto Benjamin Constant, no ano de 2015, levando em consideração o efeito sobre a acuidade visual e a espessura macular após tratamento. O objetivo secundário é apresentar as principais indicações desse tipo tratamento no serviço de olhos acima citado.

Métodos:

Foi realizado um estudo retrospectivo seccional, em indivíduos acima de 20 anos entre os meses de março a agosto de 2015, para analisar a acuidade visual e espessura foveal pré e pós tratamento. A dose do anti-VEGF utilizada foi de 0,05ml por aplicação com intervalo de quatro semanas entre elas. A aferição da acuidade visual assim como o OCT pós tratamento foram realizados em torno de trinta dias após a última aplicação. As análises estatísticas foram feitas com uso do software SPSS versão 21 e o nível de significância estatística foi de 95% com um valor de p <0,05.

Resultado:

O estudo mostrou que a principal afecção relacionada a esse tratamento foi a retinopatia diabética não proliferativa associada ao edema macular (32,8%). Após o tratamento indicado com Ranibizumab, houve uma melhora da acuidade visual média de 0,70 para 0,59 (logMAR) e uma regressão da espessura macular, visto no OCT, de 408,1µm para 337,2 µm (valor de p <0,05).

Conclusão:

Pode-se concluir portanto, que o tratamento com Ranibizumab na população estudada contribuiu para uma melhor qualidade de vida dos pacientes, pois a maioria dele apresentou uma melhora estatisticamente significativa na acuidade visual após as aplicações.

Descritores:
Retina; Edema macular; Neovascularização patológica; Neovascularização retiniana; Estudo observacional

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br