SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue4Use of antiglaucomatous drugs in patients with severe glaucoma: how many are necessary to control the disease?Identification and analysis of the responsible causes for reoperations of strabismus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

MORATO, Rodrigo Macioca et al. Análise da microbiota em tonômetros de aplanação de Goldmann. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2018, vol.77, n.4, pp.194-196. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20180042.

Objetivos: Analisar a prevalência da microbiota nos tonômetros de aplanação de Goldmann nos consultórios do SUS e definir o grau de contaminação dos tonômetros e a eficácia da assepsia do cone do tonômetro de aplanação. Métodos: Estudo transversal em que foi realizado a coleta de 60 “swabs”, divididos nos três tonômetros de aplanação dos ambulatórios do SUS em dois momentos distintos. No primeiro realizou-se a coleta no início dos atendimentos e no segundo momento, a coleta foi realizada ao final de todos os atendimentos. Todos “swabs” foram colhidos no meio Stuart e foi realizada a cultura em meio de bactérias. Resultados: Das 60 amostras, apenas uma apresentou crescimento de agente patogênico, a Escherichia coli. Conclusão: Independente dos vários métodos que o oftalmologista escolher para realizar a assepsia, a mesma é imprescindível para a manutenção de uma boa saúde ocular do paciente, evitando assim a transmissão e propagação de patógenos por meio do exame oftalmológico e concluímos também que o método utilizado pelo nosso serviço parece ser eficaz nesta profilaxia.

Keywords : Tonômetro; Glaucoma; Microbiota.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )