SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número5Toxicidade retiniana pela hidroxicloroquina: frequência em um ambulatório de OftalmologiaÂngulos visuais: Artigo sobre a importância para o Implante de Lentes Intraoculares Multifocais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0034-7280versão On-line ISSN 1982-8551

Resumo

SEGUNDO, Lindonor Pires de Almeida; MORAIS, Nilson Neto; SOUSA, Milena Nunes Alves de  e  FREITAS, Theonys Diógenes. Acuidade visual de crianças de 6 a 10 anos de idade: estudo em duas escolas públicas do sertão da Paraíba. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2018, vol.77, n.5, pp.264-267. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20180057.

Objetivo:

Avaliar a acuidade visual de crianças de 6 a 10 anos de idade em duas escolas públicas do município de Patos, Paraíba.

Métodos:

Estudo transversal, quantitativo, nas escolas E.M.E.F. Dom Expedito Eduardo de Oliveira e CIEP II Anésio Leão/Miguel Mota, que envolveu um total de 195 alunos. A coleta dos dados foi realizada com o auxílio de um instrumento para a coleta das informações, realização de entrevista com os alunos e a acuidade visual foi aferida pela utilização do Teste de Snellen. O estudo foi realizado entre os meses de janeiro e maio de 2018. Os dados provenientes dos instrumentos de coleta utilizados, foram compilados no Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS - versão 21.0), em que foi feita uma análise estatística do tipo descritiva.

Resultados:

Do total de 195 alunos das escolas selecionadas, 154 participaram dos testes de acuidade visual realizados por meio da Tabela de Snellen e 28 destes apresentaram baixa acuidade visual e foram encaminhados para a consulta com o oftalmologista.

Conclusão:

Os principais erros de refração foram encontrados: miopia, astigmatismo e hipermetropia. Além disso, foi observado que a prevalência de baixa acuidade e teve um decréscimo bastante relevante de acordo com os estudos publicados entre 2003 e 2017.

Palavras-chave : Acuidade visual; Erros de refração; Saúde ocular; Preescolar; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )