SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número5Ângulos visuais: Artigo sobre a importância para o Implante de Lentes Intraoculares MultifocaisOftalmia simpática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0034-7280versão On-line ISSN 1982-8551

Resumo

LADEVEZE, Emilio Raúl; ORTIZ, Adriana Milena; VISCIARELLI, Luis Alberto  e  CAVATORTA, Abelardo Emilio. Astigmatismo Corneano em candidatos à cirurgia de catarata. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2018, vol.77, n.5, pp.272-277. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20180059.

Objetivo:

Relatar a prevalência e analisar os padrões de astigmatismo corneano em candidatos à cirurgia de catarata.

Métodos:

Os pesquisadores examinaram 2136 olhos de 1204 pacientes a cirurgia de catarata de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2016. Todos os candidatos foram avaliados com interferometria de coerência parcial (IOLMaster). Os resultados foram analisados estatisticamente em relação às variáveis qualitativa e quantitativa.

Resultados:

A média de idade dos pacientes foi de 71,9 anos, com predomínio do sexo feminino. A média de astigmatismo corneano foi de 1,0 dioptria (D). Contra a regra (ATR), o astigmatismo aumentou com a idade. As mulheres apresentaram córneas mais íngremes que os homens. Nos pacientes que tiveram os dois olhos medidos, encontramos fortes correlações entre quantidade de astigmatismo nos olhos direito e esquerdo, eixo e ceratometria. No geral, 39% dos olhos tinham astigmatismo corneano >1,00 D, e 19% > 1,50 D.

Conclusões:

Uma percentagem significativa da nossa população apresenta astigmatismo corneano >1,00, D com uma mudança de WTR (a favor da regra) para ATR (contra a regra) com o aumento da idade. Nossas descobertas em uma população que nunca foi descrita antes serão úteis para os cirurgiões melhorarem suas técnicas cirúrgicas, os pacientes melhorarem seus resultados visuais, os fabricantes de LIOs (lentes intraoculares) criarem projetos melhores, e os agentes de saúde otimizarem os recursos.

Palavras-chave : Extração de catarata; Astigmatismo; Lentes intraoculares; Facoemulsificação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )