SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 número5Oftalmia simpáticaApresentação periorbitária de doença relacionada ao IgG4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Oftalmologia

versão impressa ISSN 0034-7280versão On-line ISSN 1982-8551

Resumo

ZACHARIAS, Leandro Cabral; RODRIGUES NETO, Taurino dos Santos; SILVA NETO, Epitácio Dias da  e  ANTUNES, Fernando Henrique Cardoso. Doença de Coats associada a tumor vasoproliferativo tratada com crioterapia e injeções intravítreas de triancinolona. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2018, vol.77, n.5, pp.282-285. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20180061.

Relato de um caso de Doença de Coats associada a tumor vasoproliferativo de retina em uma paciente jovem com duas tumorações vascularizadas periféricas e exsudação lipídica acometendo mácula e região peripapilar com áreas de descolamento de retina seroso e proliferação fibrosa pré-papilar. O tratamento proposto e realizado foi a injeção intra-vítrea de triancinolona para diminuir a exsudação do tumor, seguida de fotocoagulação periférica das áreas de telangiectasia sem fluido subretiniano e criocoagulação dos tumores. Apesar de se tratar de uma associação rara e de difícil tratamento, neste relato de caso, obteve-se êxito em regredir as massas tumorais e reaplicar a retina, levando à estabilização anatômica e visual.

Palavras-chave : Descolamento de retina/etiologia; Vasos retinianos/anormalidades; Angiofluoresceinografia; Crioterapia; Triancinolona/ administração & dosagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )