SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1The long-term effects of platelet-rich plasma in diabetic dry eye: a series of casesContact lenses causing conjunctivity by Ralstonia Pichettii author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

RESENDE, Débora Guimarães; NESPOLO, Daniele Foussalussa; ASSIS, Lorrana Luysse dos Anjos  and  CUNHA, Breno Resende Rodrigues da. Síndrome de Pierre Robin associada à Síndrome de Duane familiar do tipo III. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2019, vol.78, n.1, pp.46-48. ISSN 0034-7280.  https://doi.org/10.5935/0034-7280.20190010.

A síndrome de Pierre Robin (PRS) consiste em uma tríade de anomalias caracterizada por micrognatia, glossoptose e fissura de palato, comumente associada com outras síndromes e ocasionalmente com alterações oculares. Na Síndrome de Duane (DRS), há uma falha na inervação do reto lateral pelo VI nervo, com inervação anômala do reto lateral por fibras do III nervo. Ainda que a PRS já tenha sido associada com mais de 50 outras síndromes, não existe na literatura relato de casos de associação com a DRS familiar. Dessa forma, esse trabalho tem por objetivo relatar um caso dessa associação em um paciente de 29 anos com recorrência das síndromes na família.

Keywords : Síndrome da retração ocular; Síndrome de Pierre Robin/genética; Nervo abducente; Oftalmopatias hereditárias.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )