SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue5Epidemiological profile and visual outcome of ocular trauma in a referral center in northeastern BrazilUse of a handheld fundus camera as a screening tool for diabetic retinopathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280On-line version ISSN 1982-8551

Abstract

FERREIRA, Mariana de Almeida et al. Perfil Multicêntrico do Acadêmico de Medicina e suas Perspectivas sobre o Ensino da Oftalmologia. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2019, vol.78, n.5, pp.315-320.  Epub Nov 04, 2019. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20190152.

Objetivo:

Analisar qualitativa e quantitativamente o perfil do aluno de Medicina que cursou a disciplina de Oftalmologia, correlacionando aspectos do seu ensino em conhecimentos básicos e perspectivas discente sobre a sua formação.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal descritivo do tipo inquérito, em 242 alunos de 12 estados brasileiros. A execução do projeto foi feita com a participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia de Instituições de Ensino Superior vinculadas a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO). A amostra foi composta por alunos da graduação do curso de Medicina, escolhidos aleatoriamente, que já cursaram uma disciplina referente a Oftalmologia. Foi utilizado um questionário individual com perguntas sobre o perfil do aluno, conhecimentos básicos da especialidade e perspectivas sobre o seu ensino. A análise estatística foi feita com o programa Statistical Package for the Social Sciences SPSS, de forma descritiva, com média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95%.

Resultados:

A média de idade foi de 23,96 (3,36±) anos de idade, e o sexo feminino foi predominante em 63,6%. Participaram 42% dos estados de todas as regiões do Brasil nessa pesquisa. 71,9% dos alunos eram de instituições privadas de ensino e estavam cursando o 8 ° período (±1,97). 43 % faziam parte de Liga Acadêmica de Oftalmologia. Observou-se variação de acertos nas questões de conhecimentos básicos, e ao final 95,9% dos alunos responderam que consideram a Oftalmologia importante na sua formação como médico geral, entretanto apenas 31% se sentem seguros em atender e ou encaminhar pacientes para avaliação do especialista.

Conclusão:

Definimos nessa pesquisa um perfil para o aluno de graduação que cursou a Disciplina de Oftalmologia. Verificamos o quanto ele considera importante a saúde ocular, e que existe uma procura por mais conhecimento no seu preparo como médico generalista. Constatamos também que as Ligas Acadêmicas de Medicina compõem o principal apoio extracurricular ao seu aprendizado. Consideramos importante que diferentes estratégias de ensino sejam discutidas e implementadas para melhora na sua formação.

Keywords : Ensino; Educação; Graduação; Medicina; Oftalmologia; Ligas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )