Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Revista Brasileira de Oftalmologia
versão impressa ISSN 0034-7280versão On-line ISSN 1982-8551
Resumo
ALIONIS, Aline Cristina Fioravanti Lui; LUI NETTO, Adamo; NETTO, Tatiana Adarli Fioravanti Lui e ALVES, Milton Ruiz. Avaliação dos efeitos de lentes de visão simples com poder adicional de perto na astenopia induzida por computador. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2020, vol.79, n.5, pp.325-329. Epub 20-Nov-2020. ISSN 1982-8551. https://doi.org/10.5935/0034-7280.20200069.
Objetivo:
Comparadas com lentes oftálmicas regulares, as lentes de visão simples com +0,40D de poder adicicional de perto reduzem os sintomas de astenopia induzida por computador?
Métodos:
Foi realizado um estudo clínico prospectivo com 39 voluntários que passavam mais de 4h diárias utilizando computador (idade: 27,31±4,24 anos; masculino:feminino = 26:13). A astenopia e a percepção do conforto visual foram avaliadas com questionários. Todos os participantes respoderam ao questionário de astenopia com lentes regulares atualizadas (baseline). Após 4 semanas de uso das lentes +0.40 Eyezen™ os participantes responderam aos questionários de astenopia e de conforto visual. A análise estatística foi feita com os testes de Shapiro-Wilk e Wilcoxon. Valores de p<0,05 foram considerados estatísticamente significantes.
Resultados:
Comparadas com lentes oftálmicas regulares (baseline), o uso das lentes de visão simples com +0,40D de poder adicional de perto reduziu o escore total de astenopia de 17,44 ± 5,51 para 13,18± 10,22 (p< 0,001). Mais de 90% dos participantes se declaram completamente ou muito satisfeitos com o conforto visual percebido no uso de dispositivos digitais.
Conclusão:
A astenopia induzida por computadores foi significativamente reduzida pelo uso das lentes +0,40 Eyezen™ combinadas Crizal® Sapphire™.
Palavras-chave : da visão do computador; Astenopia; Doenças ocupacionais; Medicina ocupacional.