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Comportamento da criança durante videonasofaringolaringoscopia: análise de 105 pacientes

Children behaviour during videonasopharyngoscopy: evaluation of 105 patients

Introdução e objetivos: Este trabalho tem como objetivos estudar o comportamento da criança ao ser submetida a videonasofaringolaringoscopia - e a eficiência da rotina adotada pelos autores para sua realização - e descrever a rotina do exame, contribuindo para sua melhor execução por outros profissionais da área médica. Forma do estudo: Prospectivo clínico randomizado. Material e Método: O presente estudo foi realizado com 105 crianças e adolescentes, cuja faixa etária variou de 1 a 15 anos, sendo a média de 7,3 anos, submetidos a endoscopia nasal e/ou faringolaríngea com endoscópio flexível. Resultados: O índice de sucesso do procedimento foi de 99,04% - em apenas uma das crianças foi impossível a execução da endoscopia. A ocorrência de náusea não impediu a boa avaliação da laringe, estando presente em apenas 6,7% dos casos. O choro ocorreu em alguma das fases da rotina de exame em 24,76% do total de pacientes: em 42,10% das crianças de 0 a 5 anos (Grupo I); em 20,93% das de 6 a 10 anos (Grupo II); e em 0,00% dos adolescentes de 11 a 15 anos (Grupo III). A cavidade nasal foi a região mais relacionada com tal ocorrência, correspondendo a 80% dos casos que choraram durante o exame. Conclusão: Ao findarmos a pesquisa, concluímos que a videonasofaringolaringoscopia flexível é muito eficiente segundo a rotina adotada e que a tolerância do paciente mostrou-se proporcional a sua idade.

endoscopia nasal; exame fibroscópico na infância; cavidade nasal


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