SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.68 issue5Relationship between systemic hypertension and obstructive sleep apnea syndromeOral candidiasis as prognostic marker of HIV-infected patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

KORN, Gustavo Polacow; PUPO, Daniella Belotto; QUEDAS, Araken  and  BUSSOLOTI FILHO, Ivo. Correlação entre o grau de xerostomia e o resultado da sialometria em pacientes com Síndrome de Sjögren. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2002, vol.68, n.5, pp. 624-628. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992002000500004.

Introdução: Xerostomia é a sensação subjetiva de boca seca, que pode estar associada à várias doenças ou alterações sistêmicas, incluindo a Síndrome de Sjögren. Forma de estudo: Clínico prospectivo. Material e método: Realizamos um estudo com 8 pacientes portadores de Síndrome de Sjögren e que se queixavam de xerostomia. Esses pacientes foram submetidos a um questionário que abordava sinais e sintomas comumente relacionados à xerostomia e realizaram uma sialometria a fim de se tentar estabelecer algum tipo de associação entre ambos (questionário e sialometria). Resultado: Observamos que apenas 3 pacientes apresentaram um fluxo salivar diminuído (anormal), enquanto todos eles referiam sintomas orais, em graus variáveis. Conclusão: Assim, concluímos que a intensidade/quantidade de queixas orais não está diretamente relacionada ao fluxo salivar dos pacientes.

Keywords : xerostomia; Síndrome de Sjögren; sialometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese