SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Morquio's syndrome: case report and reviewNasolabial bilateral cyst: two case report and a review of the literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

PINNA, Fábio de Rezende et al. Condrossarcoma nasal: relato de caso. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2003, vol.69, n.2, pp. 273-276. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992003000200020.

O condrossarcoma é uma neoplasia maligna proveniente de tecido cartilaginoso, cuja incidência em região de cabeça e pescoço é rara. É mais freqüente em pacientes do sexo masculino, entre a terceira e quarta décadas, e na face localiza-se no seio e osso maxilar, sendo raro no septo nasal. Esse relato descreve o caso de uma paciente do sexo feminino, de 13 anos de idade, que apresentava queixa de deformidade facial em região malar direita acompanhada de dores esporádicas. Ao exame físico apresentava um abaulamento de aproximadamente 3 cm de diâmetro em região malar esquerda, não sendo notada nenhuma alteração à rinoscopia anterior. Foram realizadas tomografia computadorizada (TC) de seios paranasais, ressonância magnética de face e biópsia da lesão para estudo anatomopatológico, que inicialmente sugeria o diagnóstico de condroma. Após a exérese da massa, a paciente evoluiu com recidiva da lesão em apenas 5 meses. Diante deste fato surpreendente, foi requisitada a revisão da lâmina que evidenciou Condrossarcoma tipo I. Nova cirurgia foi realizada, visando a remoção do tumor, com tratamento radioterápico complementar. Atualmente, a paciente se encontra em acompanhamento ambulatorial, sem queixas álgicas e sem sinas de recidiva. Os condrossarcomas são tumores malignos de crescimento lento, mas localmente agressivos, tendo grande propensão a recidivas. A conduta é preferencialmente cirúrgica, uma vez que são pouco radiossensíveis e a quimioterapia é meramente paliativa. O objetivo deste estudo é apresentar um caso de condrossarcoma em seio maxilar, etmóide, esfenóide e septo, discutindo o quadro clínico, diagnóstico, fatores prognósticos e conduta.

Keywords : condrossarcoma; neoplasia maligna nasal; condroma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese