SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 issue2Microsurgery in nasal poliposis: clinical and surgical evolutive analysisAnterior frontal laryngectomy: Tucker's technique. A retrospective study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

BALIEIRO, Fernando O. et al. Abordagens cirúrgicas para os osteomas dos seios paranasais. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2004, vol.70, n.2, pp. 164-170. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000200004.

Os osteomas são os tumores benignos mais freqüentes dos seios paranasais, apresentam crescimento lento e são em sua maioria assintomáticos. O tratamento cirúrgico destes tumores, ainda, é um tema controverso no que tange suas indicações e a escolha da abordagem cirúrgica. Existem diversas opções cirúrgicas que vão desde as abordagens externas clássicas até as transnasais assistidas por vídeo-endoscopia. Não existem indicações formais para cada uma das abordagens devendo-se sempre levar em conta o tamanho do tumor no momento da escolha da abordagem a ser empregada. OBJETIVO: Neste estudo apresentaremos seis casos de osteomas dos seios paranasais operados no Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, São Paulo-SP com diferentes abordagens cirúrgicas em função de peculiaridades de cada caso, discutiremos as indicações da cirurgia e também as opções cirúrgicas mostrando as vantagens e desvantagens de cada abordagem. FORMA DE ESTUDO: Estudo de série.

Keywords : osteoma; seios paranasais; cirurgia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese