SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Luffa operculata effects on the epithelium of frog palate: histological featuresNasal endoscopy and localization of the bleeding source in epistaxis: last decade's revolution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

BRETAN, Onivaldo; NOGUEIRA, Emanuel Araújo; SILVA, Eriverton Ferreira da  and  TRINDADE, Sérgio Henrique K.. O treinamento da operação osteoplástica usando o seio frontal do cão . Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 140-144. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200004.

O acesso ao seio frontal usando a técnica do retalho osteoplástico está indicada em lesões que não podem ser abordadas pela via endonasal. O aprendizado da técnica pode ser realizado em cães, mas a delimitação do seio do cão, de forma como se faz no homem, não é facilmente realizável. OBJETIVO: Apresentar um método de localização e delimitação do seio frontal do cão que permita reproduzir a técnica osteoplástica. FORMA DE ESTUDO: Técnica cirúrgica em animal. MATERIAL E MÉTODO: Em cães traçaram-se duas linhas retas, uma delas ao longo da linha média da região frontal, outra passando pela pupila, inclinada 45º em direção à linha anterior. No ponto de intersecção, mede-se um ou um centímetro e meio para frente e um centímetro para trás. A partir destas medidas desenha-se um retângulo incompleto que delineia os limites aproximados do seio frontal. RESULTADOS: O procedimento foi realizado 12 vezes com a participação de médicos residentes. O seio frontal foi aberto facilmente em todos os animais, reproduzindo a técnica osteoplástica sem erros de localização do seio. CONCLUSÃO: O método de localização e de limitação do seio frontal do cão mostrou-se útil no ensino da técnica osteoplástica de acesso por ser reproduzível de forma realística.

Keywords : retalho osteoplástico; seio frontal; técnica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese