SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Training the osteoplastic flap technique in dogsAcoustic rhinometry: anatomic correlation of the first two notches found in the nasal echogram author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

ALMEIDA, Glauco Soares de; DIOGENES, Camilo A.  and  PINHEIRO, Sebastião D.. Endoscopia nasal e a localização do sítio de sangramento na epistaxe: a revolução da última década. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 146-148. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200005.

A epistaxe continua sendo uma das emergências otorrinolaringológicas mais comuns e preocupantes. Apesar do grande interesse no assunto, ainda não há consenso com relação à sua melhor abordagem inicial. OBJETIVO: Avaliar o sítio de sangramento em pacientes com epistaxe ativa ou recorrente. FORMA DE ESTUDO: Clínico prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Trinta pacientes adultos com epistaxe ativa ou recorrente foram avaliados com rinoscopia anterior clássica e endoscopia para identificação do sítio de sangramento na cavidade nasal. RESULTADO: O uso do endoscópio permitiu o diagnóstico do sítio de sangramento em todos os pacientes. CONCLUSÃO: O exame endoscópico cuidadoso da porção posterior da cavidade nasal permite a identificação do sítio de sangramento na maioria dos casos de epistaxe e deve ser considerado um exame de rotina.

Keywords : epistaxe; sangramento nasal; tratamento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese