SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Correlation between TNM classification and malignancy histological feature of oral squamous cell carcinomaAuditory screening in the elderly: comparison between self-report and audiometry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

MAGALHAES, Sandra Lira Bastos de et al. Formação de cisto epidermóide (colesteatoma) com implantação de tecido epitelial junto ao osso femural de ratos. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 188-191. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200012.

O colesteatoma é um cisto epidermóide, caracterizado por tecido epidérmico queratinizado, com capacidade de migração e erosão de estruturas adjacentes. OBJETIVO: Verificar o crescimento do cisto epidermóide (colesteatoma) quando se implanta fragmento de pele do pavilhão auricular junto ao osso femoral de ratos. FORMAL DE ESTUDO: experimental. MATERIAL E MÉTODO: Foram selecionados 10 ratos, os quais foram submetidos à implantação de fragmento de pele do pavilhão auricular na coxa e mantidos por 3 meses, seguido de remoção do tecido implantado após este período. Cada fragmento ressecado dos animais foi incluso em parafina, corado em hematoxilina-eoxina e preparado em lâminas para efetivação de estudo anatomopatológico. RESULTADO: Aspecto macroscópico: aspecto granulomatoso, de coloração amarelada, de forma arredondada e amolecida. Aspecto microscópico: estrutura cística com revestimento constituído por epitélio escamoso estratificado. O cisto apresenta camada mais interna córnea, com descamação de queratina, seguida da camada granulosa e camadas escamosa e basal mais externamente. CONCLUSÃO: O cisto epidermóide (colesteatoma) pode se desenvolver a partir de tecido epitelial transplantado junto ao osso femoral de ratos.

Keywords : colesteatoma; cisto epidermóide; otite média crônica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese