SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Growth of cholesteatoma by implantation of epithelial tissue along the femoral bone of ratsCognitive P300 potential in subjects with diabetes mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

VALETE-ROSALINO, Cláudia Maria  and  ROZENFELD, Suely. Triagem auditiva em idosos: comparação entre auto-relato e audiometria . Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 193-200. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200013.

Apesar da alta prevalência entre idosos, a perda auditiva é pouco investigada. A audiometria é o teste padrão ouro para avaliação de perda auditiva, mas sua realização em larga escala traz dificuldades operacionais. O auto-relato pode ser uma alternativa. OBJETIVO: Determinar se uma única questão genérica tem validade para ser utilizada em pesquisas epidemiológicas. FORMA DE ESTUDO:Revisão sistemática. MATERIAL E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa da literatura médica nas bases de dados MEDLINE e LILACS, no período de 1990 a 2004. Foram analisados também artigos citados nas referências dos artigos identificados na busca eletrônica. Foram selecionados os artigos que compararam os resultados obtidos através de auto-relato, por meio de uma questão única genérica, e da audiometria tonal. Foram extraídos os dados de prevalência da perda auditiva, e de sensibilidade, especificidade e valores preditivos. RESULTADO: Foram incluídos dez estudos transversais. A questão única genérica parece ser um indicador aceitável de perda auditiva, sensível e razoavelmente específico, principalmente quando a perda é identificada como sendo a média tonal que inclua freqüências até 2 ou 4 kHz, a um nível de 40 dBNA, na melhor orelha. CONCLUSÃO: Uma questão única genérica tem uma boa performance em identificar idosos com perda auditiva e pode, portanto, ser recomendada para um estudo epidemiológico que não possa realizar medidas audiométricas.

Keywords : perda auditiva; idoso; questionários; audiometria; validade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese