SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Cognitive P300 potential in subjects with diabetes mellitusMolecular genetics of non-syndromic deafness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

MAIA, Clícia Adriana S.  and  CAMPOS, Carlos Alberto H. de. Diabetes Mellitus como causa de perda auditiva . Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 208-214. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200015.

Os pacientes com diabetes mellitus freqüentemente apresentam sintomas como tontura, zumbidos e hipoacusia. Via de regra, a perda auditiva é do tipo sensorioneural, confundindo-se, por vezes, com presbiacusia, principalmente por ocorrer em pacientes acima dos 40 anos de idade. A angiopatia e a neuropatia causadas pelo diabetes mellitus têm sido considerados importantes fatores responsáveis pelas manifestações vestibulococleares nesses pacientes. Porém, existe controvérsia no que se refere à etiopatogênese da perda auditiva, sendo que parte dos autores advoga que ela ocorre devido à neuropatia, outra parte à angiopatia, e outra, ainda, à associação das duas. Porém há também os que entendem que o diabetes mellitus e a perda auditiva poderiam ser partes integrantes de uma síndrome genética e não dependentes entre si. Realizamos uma extensa revisão bibliográfica procurando analisar se há relação "causa e efeito" entre o diabetes mellitus e a perda auditiva. Pudemos observar que, apesar do grande número de estudos realizados, a controvérsia ainda é grande, sendo que novas perspectivas, como no campo da genética, estão sendo estudadas, mostrando que novos rumos podem ser tomados para se chegar à conclusão do tema.

Keywords : perda auditiva; angiopatia diabética; diabetes mellitus; retinopatia; neuropatia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese