SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue2Apocrine carcinoma in the parotid gland and in the submandibular regionForeign body aspiration through tracheotomy: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

ANTUNES, Marcos L. et al. Osteodistrofias raras do osso temporal. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.2, pp. 228-232. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000200018.

As osteodistrofias do osso temporal podem se manifestar de diversas maneiras, como envolvimento restrito ao osso temporal ou com envolvimento de outros ossos do crânio ou ainda fazerem parte de uma manifestação sistêmica. Consideramos, em nosso trabalho, duas entidades como osteodistofias raras, a osteopetrose e a doença de Camurati-Engelmann, esta última de incidência extremamente rara, com poucos relatos na literatura. Apresentamos dois casos de osteopetrose em sua forma benigna (doença de Albers-Schöenberg), um paciente de 11 anos e outro de 48 anos, ambos do sexo masculino, e um paciente de 28 anos do sexo feminino com a doença de Camurati-Engelmann (displasia diafisária hereditária progressiva), doenças hereditárias autossômicas que apresentam sintomas diversos. A paralisia facial periférica se manifestou em dois dos nossos pacientes. Discutimos alguns aspectos relacionados às manifestações clínicas destas doenças, achados radiológicos, assim como o diagnóstico diferencial e a conduta terapêutica diante de complicações das doenças.

Keywords : osteopetrose; osteodisplasias; osso temporal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese