SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Paralisia de prega vocal em crianças: diagnóstico e conduta a partir de relato de casoTratamento endoscópico do cisto odontogênico com extensão intra-sinusal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 0034-7299

Resumo

PINTO, José A. et al. Síndrome do aqueduto vestibular alargado: relato de 3 casos e revisão bibliográfica. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.3, pp. 386-391. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000300022.

A Síndrome do Aqueduto Vestibular Alargado (SAVA) é caracterizada por um alargamento do aqueduto vestibular associado a uma perda auditiva neurossensorial, algumas vezes mista, que pode ser congênita ou adquirida na infância. A disacusia pode ser dividida em leve, moderada ou profunda, associada com períodos de melhora ou de piora súbita. O alargamento do aqueduto vestibular é a anomalia da orelha interna mais comum. A SAVA é admitida como resultado de uma anormalidade genética no desenvolvimento do aqueduto vestibular anterior à quinta semana de gestação. A incidência de SAVA está entre 1% e 1,3%, podendo chegar a 7% dependendo da população examinada. O objetivo deste estudo é relatar 3 casos de SAVA atendidos no Núcleo de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço de São Paulo e no serviço de Radiologia do Hospital São Camilo - São Paulo, sendo que dois pacientes são irmãos somente por parte materna. Dois pacientes eram do sexo feminino, um do sexo masculino e a idade variou de 9 a 30 anos. O método diagnóstico de eleição é a TC de osso temporais. A conduta para os casos foi o tratamento conservador com ressalva a cuidados como traumatismos cranianos, barotraumas e, quando necessário, uso de próteses auditivas.

Palavras-chave : aqueduto vestibular alargado; disacusia neurossensorial flutuante; disacusia mista; criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês