SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número4Personalized vestibular rehabilitation: medical chart survey with patients seen at the ambulatory of otoneurology of I.S.C.M.S.P.The value of prognostic clinical data in Bell's palsy índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versión impresa ISSN 0034-7299

Resumen

PONTELLI, Taiza Elaine Grespan dos Santos et al. Controle postural na síndrome de Pusher: influência dos canais semicirculares laterais . Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.4, pp. 448-452. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000400008.

A síndrome de Pusher caracteriza-se por uma alteração do equilíbrio na qual pacientes com lesões encefálicas empurram-se em direção ao lado parético utilizando o membro não-afetado. O papel do sistema vestibular na alteração postural da síndrome de Pusher ainda não foi devidamente elucidado. OBJETIVO: Neste estudo objetivamos avaliar o papel dos canais semicirculares horizontais na expressão clínica da síndrome de Pusher, através da aplicação das provas calórica e rotatória. FORMA DE ESTUDO: Observacional, clínico e prospectivo. MATERIAL E MÉTODO: Avaliamos 9 pacientes com AVC e síndrome de Pusher internados na Enfermaria de Neurologia do HCFMRP-USP. Os pacientes foram submetidos à avaliação neurológica clínica e neuropsicológica, NIHSS, Scale for Contraversive Pushing - SCP, teste calórico e teste rotatório. RESULTADOS: Foram estudados 9 pacientes (5 homens) com idade média de 71,8 ± 5,9 anos e com NIHSS médio de 18.33. Três pacientes apresentaram preponderância direcional contralateral à lesão encefálica na prova calórica. Na prova rotatória, foram observados quatro pacientes com preponderância direcional na análise de velocidade da componente lenta. CONCLUSÃO: Os resultados do presente estudo indicam que a disfunção dos canais semicirculares não parece ser fundamental para a expressão da síndrome de Pusher.

Palabras llave : síndrome de Pusher; sistema vestibular; controle postural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués