SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue5Equivalent volume: study in subjects with chronic otitis mediaNeural response telemetry measures in patients implanted with Nucleus 24® author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

MAGNI, Cristiana; FREIBERGER, Francine  and  TONN, Kátia. Avaliação do grau de satisfação entre os usuários de amplificação de tecnologia analógica e digital. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.5, pp. 650-657. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000500017.

OBJETIVO: objetivo desta pesquisa foi investigar o grau de satisfação entre os usuários de Aparelho de Amplificação Sonora (AAS) de tecnologia analógica e digital. FORMA DE ESTUDO: clínico com coorte transversal. MATERIAL E MÉTODO: A amostra foi constituída de 40 usuários de AAS unilateral, sendo 20 de tecnologia analógica (Grupo I) e 20 de tecnologia digital (Grupo II). Os indivíduos são portadores de perda auditiva neurossensorial, de configuração plana, de grau leve a moderado, com idade entre 40 e 95 anos. O instrumento de avaliação utilizado foi o International Outcome Inventory for Hearing Aids (IOI-HA - Versão em Português) proposto por Cox et al. (2002). RESULTADOS: Os resultados mostraram que os usuários do Grupo II utilizam o AAS por mais tempo diariamente e também apresentam um grau de dificuldade menor em determinadas situações com o uso da amplificação, comparado aos usuários do Grupo I. Os usuários do Grupo II relatam que sua perda auditiva não afeta em nada sua relação com terceiros. CONCLUSÃO: Apesar de os resultados revelarem que os usuários do Grupo I apresentam um handicap auditivo mais acentuado comparado aos usuários do Grupo II, o grau de satisfação com relação à amplificação não apresenta diferença significativa entre os dois grupos.

Keywords : aparelho de amplificação sonora; auto-avaliação; handicap auditivo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese