SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue5Evaluation of satisfaction measures of analog and digital hearing aid usersOtomicroscopic and histologic findings of induced myringosclerosis in rats: a critical study of an experimental model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

GUEDES, Mariana Cardoso et al. Telemetria de resposta neural intra-operatória em usuários de implante coclear. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.5, pp. 660-667. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000500018.

A possibilidade de realizar o implante coclear em crianças pequenas torna necessário o uso de medidas objetivas para auxiliar a programação do processador de fala. Telemetria é a propriedade que permite, no Nucleus 24®, a obtenção do potencial de ação composto evocado do VIII par (EAP) utilizando o implante como instrumento de estimulação e gravação para o estudo das propriedades neurais remanescentes. OBJETIVO: Descrever a utilização do sistema de telemetria para a gravação do EAP, caracterizando as respostas obtidas e a sua prevalência na condição intraoperatória. FORMA DE ESTUDO: clínico com coorte transversal. MATERIAL E MÉTODO: Medidas das impedâncias dos eletrodos e do EAP em um grupo de 17 indivíduos usuários do implante Nucleus 24® durante a cirurgia. Análise das respostas de acordo com a etiologia, o tempo de duração da surdez e a posição dos eletrodos dentro da cóclea. RESULTADOS: Maior prevalência nos eletrodos apicais e limiares mais elevados nos casos de meningite e otosclerose. CONCLUSÃO: A telemetria é eficiente para a verificação da integridade dos eletrodos na condição intraoperatória e para a gravação do EAP, apresentando alta prevalência na população estudada.

Keywords : implante coclear; potencial de ação composto; estimulação elétrica; medidas objetivas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese