SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue5Otomicroscopic and histologic findings of induced myringosclerosis in rats: a critical study of an experimental modelOculomotricity in childhood: is the normal range the same as in adults? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

MORENO, Rodrigo Costa; CHILVARQUER, Israel; HAYEK, Jorge E.  and  SERAIDARIAN, Paulo Isaias. Análise anátomo-radiográfica da persistência do Forame de Huschke. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2005, vol.71, n.5, pp. 676-679. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992005000500020.

OBJETIVO: o objetivo neste trabalho é avaliar e localizar o Forame de Huschke. FORMA DE ESTUDO: anatômico. MATERIAL E MÉTODO: utilizando materiais de contraste como a Guta percha e o sulfato de bário, através de técnicas radiográficas extrabucais, como a panorâmica, submentovértex e a tomografia linear lateral corrigida para a Articulação Têmporo-mandibular, em quatro crânios, onde foi verificada clinicamente a presença do Forame de Huschke. RESULTADO: Os resultados obtidos mostraram que o Forame de Huschke pôde ser observado em crânios secos após a sua evidenciação por meio de material de contraste nestas técnicas radiográficas.

Keywords : Forame de Huschke; panorâmica; submentovértex; tomografia lateral axial corrigida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese