SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número1Alcoolismo: efeitos no aparelho vestíbulo-coclearAudiologia do envelhecimento: revisão da literatura e perspectivas atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 0034-7299

Resumo

VITALE, Rodrigo Faller  e  RIBEIRO, Fernando de Andrade Quintanilha. O papel do Fator de Necrose Tumoral Alfa (TNF-a) no processo de erosão óssea presente no colesteatoma adquirido da orelha média. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2007, vol.73, n.1, pp. 123-127. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000100020.

O colesteatoma adquirido da orelha média causa erosão óssea, com altas taxas de morbidade e mortalidade. O TNF-a (TNF-a) l uma das principais citocinas envolvidas neste processo. OBJETIVO: Avaliar o papel do TNF-a na reabsorsão óssea e a ação dele no colesteatoma. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um levantamento e uma revisão crítica da literatura. RESULTADOS: Todos os autores estudados concordam com a importância do TNF-a no processo de reabsorção óssea presente no colesteatoma e com o grau de destruição observado. Diferentes trabalhos demonstraram que o TNF-a é capaz de provocar erosão óssea, através de diferentes vias de ação. Ele pode estimular a diferenciação e a maturação dos osteoclastos ou, ainda, agir na matriz óssea expondo-a à ação dos osteoclastos. Existe a possibilidade de inibir a ação do TNF-a, diminuindo seus efeitos e prevenindo a perda óssea em doenças como a artrite reumatóide. Não existe, entretanto, trabalhos específicos em colesteatoma. Não existe consenso sobre a sua localização. Estas diferenças, provavelmente, ocorrem devido à distribuição dos receptores. CONCLUSÃO: O TNF-a, presente no colesteatoma promove a reabsorsão óssea, juntamente com outras citocinas (RANKL e IL-1), estando relacionado com a presença de complicações.

Palavras-chave : colesteatoma; fator de necrose tumoral; orelha média; reabsorção óssea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês