SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número4Estudo da relação entre a respiração oral e o tipo facialComparação entre limiares de audibilidade e eletrofisiológico por estímulo tone burst índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 0034-7299

Resumo

GANANCA, Cristina Freitas et al. Manobra de Epley na vertigem posicional paroxística benigna associada à doença de Ménière. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2007, vol.73, n.4, pp. 506-512. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000400009.

Os efeitos da manobra de Epley na vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) associada à doença de Ménière são controvertidos. OBJETIVO: Avaliar a vertigem e o nistagmo de posicionamento após uma ou mais manobras de Epley na vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) associada à doença de Ménière e na recorrência da VPPB. MATERISL E MÉTODO: Estudo retrospectivo de 62 pacientes com VPPB associada à doença de Ménière submetidos à manobra de Epley e acompanhados durante 12 meses após a extinção do nistagmo de posicionamento. RESULTADOS: Para abolir o nistagmo de posicionamento, foi necessária uma manobra de Epley em 80,7% dos pacientes, duas em 16,1% e três em 3,2%. A vertigem foi eliminada em 71,0% dos pacientes, melhorou em 27,4% e permaneceu inalterada em 1,6%. Quatro semanas após a extinção do nistagmo de posicionamento, todos os pacientes ficaram assintomáticos. Recorrência da VPPB foi observada em 19,4% dos casos, com eliminação da vertigem e nistagmo de posicionamento à manobra específica para o canal afetado. CONCLUSÕES: Na VPPB associada à doença de Ménière, vertigem e nistagmo de posicionamento foram eliminados com uma, duas ou três manobras de Epley. A recorrência da VPPB foi resolvida com uma manobra para o canal envolvido.

Palavras-chave : labirinto; doença de ménière; nistagmo posicional; tontura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês