SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1The characteristics of tinnitus in workers exposed to noiseRT-PCR cytokine study in patients with allergic rhinitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

COUTO, Christiane Marques do  and  CARVALLO, Renata Mota Mamede. O efeito das orelhas externa e média nas emissões otoacústicas. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.1, pp. 15-23. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000100003.

Características como a freqüência de ressonância da orelha externa e da orelha média podem interferir na captação das emissões otoacústicas. OBJETIVO: Investigar a influência da freqüência de ressonância da orelha externa e da orelha média na resposta das emissões otoacústicas. DESENHO CIENTÍFICO: Estudo de série, prospectivo, clínico. MATERIAL E MÉTODO: Foram feitas medidas com microfone-sonda na orelha externa, timpanometria de multifreqüência e teste de emissões otoacústicas por transitório e produto de distorção em 19 orelhas direitas e 20 orelhas esquerdas de indivíduos do sexo masculino e 23 orelhas direitas e 23 orelhas esquerdas de indivíduos do sexo feminino com 17 a 30 anos. As 85 orelhas eram audiologicamente normais. RESULTADOS: Não foram observadas relações estatisticamente significantes entre a melhor freqüência de emissões otoacústicas e a freqüência de ressonância da orelha externa oclusa e da orelha média. CONCLUSÃO: Os níveis de respostas das emissões otoacústicas por transitório e produto de distorção não são influenciadas apenas pela ressonância da orelha externa e da orelha média.

Keywords : emissões otoacústicas espontâneas; orelha externa; orelha média.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese