SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1RT-PCR cytokine study in patients with allergic rhinitisAnatomical study of the sphenopalatine foramen author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

DIAS, Eliane Pedra; ROCHA, Monica Lage da; CARVALHO, Maria Odete de Oliveira  and  AMORIM, Lidia Maria da Fonte de. Detecção do vírus Epstein-Barr em tonsilites recorrentes. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.1, pp. 30-34. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000100005.

As tonsilites recorrentes têm sido objeto de muitos estudos. Eventos considerados na predisposição e causa incluem a utilização errônea de antibióticos em crises agudas, alterações da microflora, mudanças estruturais nas criptas epiteliais tonsilares e infecções virais. A infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV) ocorre freqüentemente na infância persistindo em linfócitos de tonsilas, podendo causar tonsilites recorrentes. Pouco se conhece sobre a persistência e reativação do EBV em pacientes imunocompetentes. Alguns métodos como a hibridização in situ, a reação em cadeia da polimerase (PCR) e a imuno-histoquímica têm sido utilizados no estudo da patogenia do vírus. OBJETIVO: Para caracterizar a associação do vírus Epstein-Barr com tonsilites recorrentes examinamos a presença do EBV pela PCR e por imuno-histoquímica usando como alvo a proteína viral LMP-1. FORMA DE ESTUDO: Estudo transversal com análise de prevalência amostral. MATERIAL E MÉTODOS: Foram selecionados 24 blocos parafinados de tonsilas, provenientes do Serviço de Anatomia Patológica, removidas de crianças de 2 a 12 anos com diagnóstico de tonsilite recorrente. Resultados: O genoma do EBV foi detectado em 13 (54,1%) e a LMP-1 em 9 (37,5%) dos casos. CONCLUSÃO: As tonsilas das crianças podem ser colonizadas pelo EBV e este pode estar associado à patogenia das tonsilites recorrentes.

Keywords : imuno-histoquímica; infecções por vírus epstein-barr; pcr; tonsilite.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese