SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1Anatomical study of the sphenopalatine foramenComparative study of audiometrics tests on metallurgical workers exposed to noise only as well as noise associated to the handling of chemical products author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

ALBUQUERQUE, Agnes Afrodite Sumarelli; ROSSATO, Maria; OLIVEIRA, José Antonio Apparecido de  and  HYPPOLITO, Miguel Angelo. Conhecimento da anatomia da orelha de cobaias e ratos e sua aplicação na pesquisa otológica básica. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.1, pp. 43-49. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000100007.

O uso de mostras animais é importante na pesquisa otológica e o conhecimento da anatomia de sua orelha permite sua utilização adequada. OBJETIVO: Estudar a anatomia da orelha da cobaia e do rato por microscopia óptica de luz (MOL) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) e suas vantagens anatômicas na pesquisa otológica básica. MATERIAL E MÉTODO: Os ossos temporais, as bulas timpânicas e cócleas de três cobaias e ratos albinos foram fotografados e analisados ao MOL e MEV. RESULTADOS: O rato não é tão simples de manipular como a cobaia, e freqüentemente apresenta otite média. O rato apresenta uma junção frágil da bula timpânica, duas e meia espiras na cóclea e a membrana timpânica não veda todo o conduto auditivo externo. A cobaia possui uma bula inteiriça, martelo e bigorna fundidos e três e meia espiras na cóclea. Pela MEV a cobaia e o rato possuem Membrana Tectória, Membrana de Raissner e o Órgão de Corti. As Células de Hensen estão presentes somente na cobaia. CONCLUSÃO: A cobaia foi considerada de fácil manipulação para a microdissecção, pelo tamanho e rigidez do osso temporal, e para experimentos cirúrgicos envolvendo o estribo, janela oval e a membrana timpânica. Pela MEV nota-se semelhança entre cobaia e rato, podendo ambos serem utilizados em estudos da orelha interna.

Keywords : cobaias; fotomicrografia; microscopia eletrônica de varredura; orelha; ratos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese