SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número1Estudo anatômico do forame esfenopalatinoEstudo comparativo de exames audiométricos de metalúrgicos expostos a ruído e ruído associado a produtos químicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 0034-7299

Resumo

ALBUQUERQUE, Agnes Afrodite Sumarelli; ROSSATO, Maria; OLIVEIRA, José Antonio Apparecido de  e  HYPPOLITO, Miguel Angelo. Conhecimento da anatomia da orelha de cobaias e ratos e sua aplicação na pesquisa otológica básica. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.1, pp. 43-49. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000100007.

O uso de mostras animais é importante na pesquisa otológica e o conhecimento da anatomia de sua orelha permite sua utilização adequada. OBJETIVO: Estudar a anatomia da orelha da cobaia e do rato por microscopia óptica de luz (MOL) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) e suas vantagens anatômicas na pesquisa otológica básica. MATERIAL E MÉTODO: Os ossos temporais, as bulas timpânicas e cócleas de três cobaias e ratos albinos foram fotografados e analisados ao MOL e MEV. RESULTADOS: O rato não é tão simples de manipular como a cobaia, e freqüentemente apresenta otite média. O rato apresenta uma junção frágil da bula timpânica, duas e meia espiras na cóclea e a membrana timpânica não veda todo o conduto auditivo externo. A cobaia possui uma bula inteiriça, martelo e bigorna fundidos e três e meia espiras na cóclea. Pela MEV a cobaia e o rato possuem Membrana Tectória, Membrana de Raissner e o Órgão de Corti. As Células de Hensen estão presentes somente na cobaia. CONCLUSÃO: A cobaia foi considerada de fácil manipulação para a microdissecção, pelo tamanho e rigidez do osso temporal, e para experimentos cirúrgicos envolvendo o estribo, janela oval e a membrana timpânica. Pela MEV nota-se semelhança entre cobaia e rato, podendo ambos serem utilizados em estudos da orelha interna.

Palavras-chave : cobaias; fotomicrografia; microscopia eletrônica de varredura; orelha; ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês