SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue1Results of a neonatal hearing screening program in MaceióRhinosinusitis in HIV-infected children undergoing antiretroviral therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

BERALDIN, Bernard Soccol; RAYES, Tatiana Rocha; VILLELA, Paulo Henrique  and  RANIERI, Denise Marchi. Avaliação do impacto da adenotonsilectomia sobre a qualidade de vida em crianças com hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngeas. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.1, pp. 64-69. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000100010.

A hipertrofia das tonsilas palatinas e faríngeas é extremamente comum na infância, sendo um dos problemas mais freqüentes do consultório do otorrinolaringologista, podendo prejudicar a qualidade de vida das crianças. OBJETIVO: Avaliar o impacto da adenotonsilectomia sobre a qualidade de vida das crianças que apresentam aumento do volume das tonsilas. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo de coorte contemporâneo longitudinal. Foi aplicado a setenta e cinco pais ou responsáveis por crianças submetidas a adenotonsilectomia um questionário específico para a avaliação da qualidade de vida, OSD-6, antes do procedimento cirúrgico e trinta dias após. RESULTADOS: A adenotonsilectomia proporcionou significativa diminuição na pontuação obtida no questionário. DISCUSSÃO: Ronco e a obstrução nasal foram os sintomas responsáveis pelas maiores pontuações nos questionários. Existe grande preocupação dos pais com o ronco das crianças e pobre correlação estatística entre o grau de obstrução e a pior qualidade de vida. CONCLUSÃO: A adenotonsilectomia apresenta impacto relevante na qualidade de vida das crianças com hipertrofia das tonsilas.

Keywords : adenóides; crianças; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese