SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2Vocal tract analysis in patients with vocal fold nodules, clefts and cystsExperimental study of the tissue reaction caused by the presence of cellulose produced by Acetobacter Xylinum in the nasal dorsum of rabbits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

MAMEDE, Rui Celso Martins et al. Corpos estranhos caminham pelo corpo em direção ao coração?. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.2, pp. 195-199. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000200007.

A fixação dos CE, principalmente os pontiagudos, favorece a migração pelo corpo, gerando a expressão popular: "os CEs caminham pelo corpo em direção ao coração". OBJETIVO: Descrever os mecanismos envolvidos na migração do CE e a forma de diagnosticá-los. METODOLOGIA: Numa população de 3.000 casos de corpos estranhos, em 40 anos, foram analisados quatro que tiveram deslocamento extraluminal. Foram tomados os dados clínicos, radiológicos, endoscópicos e ultrassonográficos coletadas no serviço de documentação médica. RESULTADOS: São apresentadas três histórias clínicas em que o CE era de espinha de peixe e uma de cartilagem de peixe. Em todos se analisou o deslocamento. Em dois a migração se iniciou no esôfago, um para a aorta e outro para a região cervical e nos dois outros, o deslocamento ocorreu a partir da faringe: um para a fáscia pré-vertebral e outro se exteriorizou na região submandibular. Discutem os mecanismos pelos quais ocorre a migração dos CEs pelo corpo e os riscos que tais deslocamentos promovem para o paciente e a forma de diagnosticá-los. CONCLUSÕES: Os CE podem caminhar pelo corpo, porém não para o coração. Em casos de histórias arrastadas de ingestão de CEs, o estudo por imagens se faz obrigatório, previamente ao exame endoscópico.

Keywords : esofagopatias; esôfago; faringe.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese