SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2The role of intraoperative frozen sections for thyroid nodulesFunctional alterations of the stomatognathic system in pacients with allergic rhinitis: case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

POCHINI SOBRINHO, Fernando et al. Método para medida do comprimento da cóclea por meio de ressonância magnética. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.2, pp. 261-267. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000200017.

Sabe-se que a deficiência auditiva afeta boa parte da população. Nos casos em que a surdez é profunda e bilateral, podem ocorrer problemas na aquisição de fala nas crianças, bem como na comunicação e socialização do indivíduo. O implante coclear vem sendo utilizado como opção terapêutica para esses casos. Na atualidade a Ressonância magnética da orelha interna é exame obrigatório na avaliação pré-operatória destes pacientes. No dia-a-dia, nos perguntamos se a ressonância magnética pode fornecer dados não só qualitativos como também quantitativos, com medidas lineares reais na cóclea reconstruída em imagens em três dimensões. OBJETIVO: O objetivo deste estudo é propor uma técnica para obtenção de medidas do comprimento da cóclea em imagens de ressonância magnética obtidos de ossos temporais de cadáveres. MATERIAL E MÉTODO: Foram avaliadas imagens de reconstrução em três dimensões da cóclea de seis cadáveres. Por meio de sobreposição de réguas digitalizadas sobre estas imagens foi possível medir o comprimento coclear. RESULTADO: Estas medidas variaram de 17 a 26,5 milímetros. CONCLUSÃO: Conclui-se que foi possível medir o comprimento da cóclea em imagens em três dimensões de ressonância magnética pelo método proposto.

Keywords : cóclea; imagem por ressonância magnética; imagem tridimensional; implante coclear.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese