SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 número2Método para medida do comprimento da cóclea por meio de ressonância magnéticaCorrelação da qualidade de vida e voz com atividade profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 0034-7299

Resumo

LEMOS, Catiane Maçaira de; WILHELMSEN, Niels Sales Willo; MION, Olavo de Godoy  e  MELLO JUNIOR, João Ferreira de. Alterações funcionais do sistema estomatognático em pacientes com rinite alérgica: estudo caso-controle. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.2, pp. 268-274. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000200018.

A respiração oral pode acarretar alterações estruturais e funcionais do sistema estomatognático. OBJETIVO: Verificar a presença de alterações das funções de respiração, mastigação, deglutição e fala em pacientes com rinite alérgica e relacioná-as com a intensidade dos sintomas da rinite. MATERIAL E MÉTODOS: Para este estudo prospectivo, foram avaliados 170 pacientes com faixa etária entre 6 e 55 anos de idade. Todos os pacientes passaram por avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica. Foram colhidos os dados referentes às funções de respiração, mastigação, deglutição e fala e dados da consulta médica. Os dados foram comparados e analisados estatisticamente. RESULTADOS: A diferença dos escores de sinais e sintomas entre GR e GC mostrou-se estatisticamente significante. Quando comparada a presença de alteração nas funções estudadas entre GR e GC, foi observada diferença estatisticamente significante no modo respiratório e nos padrões de mastigação e deglutição. A correlação existente entre o escore de obstrução nasal e a presença de alteração funcional foi significante na análise do modo respiratório e do padrão de mastigação. CONCLUSÃO: O paciente com rinite alérgica apresenta alterações funcionais do sistema estomatognático e o aumento do escore de obstrução nasal pode ser considerado um indicativo destas alterações.

Palavras-chave : deglutição; mastigação; obstrução nasal; respiração bucal; sistema estomatognático; transtornos da articulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês