SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2Functional alterations of the stomatognathic system in pacients with allergic rhinitis: case-control studyTopical use of adrenaline in different concentrations for endoscopic sinus surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

SPINA, Ana Lúcia et al. Correlação da qualidade de vida e voz com atividade profissional. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.2, pp. 275-279. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000200019.

As disfonias podem comprometer a qualidade da comunicação e, por conseqüência, a relação social do indivíduo e assim afetar sua qualidade de vida. Existe hoje necessidade de protocolos objetivos para avaliação da qualidade vocal que mensurem suas implicações na qualidade de vida do paciente. OBJETIVOS: Relacionar qualidade de vida e voz com o grau de disfonia e o uso profissional da voz em um grupo de pacientes disfônicos. MATERIAL E MÉTODO: Realizou-se estudo clínico prospectivo aplicando-se protocolo internacional para avaliar a qualidade de vida e voz em um grupo de pacientes disfônicos. Realizou-se tratamento estatístico dos resultados considerando-se não-distinção entre profissionais da voz e não-profissionais da voz e, em seguida, considerando-se esta distinção profissional. RESULTADOS: A disfonia afetou a qualidade de vida em todos os indivíduos. Não houve diferença estatística entre os grupos, profissionais da voz e não-profissionais da voz, quanto ao grau de disfonia. Houve correlação entre qualidade de vida e grau de disfonia, no entanto, considerando-se os grupos separadamente, esta correlação foi significativa apenas no grupo de sujeitos não-profissionais da voz. CONCLUSÃO: A disfonia afetou a qualidade de vida em todos os sujeitos independente do uso profissional da voz.

Keywords : disfonia; profissional; qualidade de vida; voz.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese