SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.75 issue2Topical use of adrenaline in different concentrations for endoscopic sinus surgeryOral erythroplakia and speckled leukoplakia: retrospective analysis of 13 cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 0034-7299

Abstract

FERREIRA, Gustavo Duarte Paiva et al. Avaliação vestibular por videonistagmografia de portadores de deficiência crônica de zinco por síndrome do intestino curto. Rev. Bras. Otorrinolaringol. [online]. 2009, vol.75, n.2, pp. 290-294. ISSN 0034-7299.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992009000200021.

A presença do elemento químico zinco na via auditiva e a sua provável participação na gênese de alguns tipos de disacusia estão bem documentadas, porém não há estudos funcionais que mostrem os impacto da deficiência sistêmica de zinco no sistema vestibular, nem estudos anatômicos descritivos comprovando a existência do íon nas estruturas da via vestibular. OBJETIVO: Este estudo foi realizado com o objetivo de relacionar a alteração na homeostase do zinco com anormalidades do funcionamento da via vestibular. MATERIAL E MÉTODOS: Este é um estudo de casos, retrospectivo, clínico, onde nove indivíduos portadores de deficiência crônica de zinco, entre outros distúrbios nutricionais, consequentes à síndrome de má absorção, foram submetidos à avaliação vestibular. Os resultados deste grupo foram comparados com os resultados de um grupo considerado normal do ponto de vista nutricional (grupo controle). RESULTADOS: Todos os parâmetros da análise vestibular do grupo experimental mostraram-se alterados em comparação com o grupo controle. CONCLUSÃO: A comparação entre os grupos mostrou diferenças significativas em diversos parâmetros da análise vestibular e chamou a atenção para uma possível participação das alterações disabsortivas na origem das desordens vestibulares.

Keywords : intestino; labirinto; nistagmo; tontura; trombose; zinco.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese