SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Os vértices marginais de vocações universais: as relações entre a França e o Brasil de 1945 a nossos diasAnálise econômica da parceria Brasil - Alemanha no contexto das relações entre o Mercosul e a União Européia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Política Internacional

Print version ISSN 0034-7329

Abstract

BACIGALUPO, Graciela Zubelzú de. As relações russo-brasileiras no pós-Guerra Fria. Rev. bras. polít. int. [online]. 2000, vol.43, n.2, pp. 59-86. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292000000200003.

Este artigo aborda brevemente a evolução das relações entre Brasil e Rússia, desde os tempos da União Soviética, para remarcar o contraste entre uma relação até bem pouco tempo distante e o atual status de parceria que une os dois países. Estas relações bilaterais são descritas e analisadas a partir de áreas temáticas diferenciadas: político-diplomática, econômico-comercial e de cooperação tecnológica. O texto inclui também conceitos presentes fundamentalmente no desenho e análise da política externa brasileira, tais como: desenvolvimento, países-continente e parcerias estratégicas. O contexto do pós-Guerra Fria favoreceu o desenvolvimento desta relação, mas as percepções recíprocas em relação a condição de países-continente, bem como o papel que lhes cabe como atores relevantes na construção de um ordem multipolar, são considerados como os principais pilares do estabelecimento de uma parceria estratégica entre Brasil e Rússia.

Keywords : Brasil; Rússia; Política Externa; Políticas de cooperação; Relações comerciais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese