SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1The Weight of inter-regional Relations within the European Union: a burden to the Foreign Politics in Mercosur?Fool's paradise: an overview of the "special alliance"; between Brazil and The United States regarding brazilian naval power during and after the Second World War author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Política Internacional

Print version ISSN 0034-7329

Abstract

PINTO, Messias de Sá  and  GUIMARAES, Maria Helena. O Mercosul e a Alca: os interesses (irre)conciliáveis da União Européia e dos EUA. Rev. bras. polít. int. [online]. 2005, vol.48, n.1, pp. 129-150. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292005000100005.

Os interesses dos EUA na América Latina e a criação da Alca são fatores determinantes para explicar o propósito da União Européia de estabelecer um Acordo de Associação com o Mercosul. Enquanto que à UE interessa o alargamento do Mercosul, os EUA preferem, por meio da criação da Alça, induzir a sua dissolução e retirar vantagens da integração assimétrica. O nosso objetivo é demonstrar que, face aos cenários possíveis de evolução dos entendimentos regionais na América Latina, o mais plausível (co-existência do Mercosul, do Acordo de Associação UE/Mercosul, e da Alca) é também aquele que permite reconciliar os interesses da UE e dos EUA na região.

Keywords : Mercosul; Alca; União Européia; Comércio; Investimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese