SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número1Argentina and the Marshall Plan: promises and realitiesInstituições, Direito e soberania: a efetividade jurídica nos processos de integração regional nos exemplos da União Européia e do Mercosul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Política Internacional

versão impressa ISSN 0034-7329

Resumo

MEDEIROS, Marcelo de Almeida  e  CAMPOS, Cinthia Regina. União Européia, reformas institucionais e déficit democrático: uma análise a partir do mecanismo de co-decisão. Rev. bras. polít. int. [online]. 2009, vol.52, n.1, pp. 29-52. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292009000100002.

O artigo discute o processo decisório europeu a partir de um mapeamento do sistema de co-decisão adotado pelo triângulo institucional da União Européia (UE). Na primeira parte, há uma explicação acerca do funcionamento do sistema decisório europeu, privilegiando as instituições que definem as regras do jogo e a forma como a tomada de decisão é praticada; na segunda parte, são expostos os dados coletados sobre a aplicabilidade da co-decisão durante os anos de 1999 a 2006, cruzando os principais temas e a sua freqüência por fase de decisão.

Palavras-chave : União Européia; Processo Decisório; Instituições; Democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português