SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2As relações econômicas internacionais do governo Geisel (1974-1979)Desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil e no Leste Asiático: experiências e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Política Internacional

versão impressa ISSN 0034-7329

Resumo

VILELA, Elaine  e  NEIVA, Pedro. Temas e regiões nas políticas externas de Lula e Fernando Henrique: comparação do discurso dos dois presidentes. Rev. bras. polít. int. [online]. 2011, vol.54, n.2, pp. 70-96. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292011000200004.

Neste artigo, comparamos o discurso sobre a política externa dos dois presidentes que governaram o País nos últimos 16 anos (Fernando Henrique e Lula). Por meio da técnica de análise de conteúdo, foram avaliados mais de mil pronunciamentos realizados em eventos diplomáticos no Brasil e no exterior. Encontramos semelhanças e diferenças importantes, tanto no que diz respeito às temáticas abordadas quanto nos parceiros que buscaram na arena internacional. Ambos os presidentes privilegiaram os temas referentes à economia, às instituições internacionais e ao relacionamento com os países da América do Sul. Fernando Henrique parece ter tido uma preocupação maior com a questão da democracia e aproximou-se mais dos países europeus. Lula estendeu a sua preocupação com o tema da desigualdade para a arena internacional e abriu maior diálogo com os países asiáticos, do Oriente Médio e, principalmente, da África.

Palavras-chave : análise de conteúdo; diplomacia presidencial; governo Fernando Henrique Cardoso; governo Lula; política externa brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português