SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2Temas e regiões nas políticas externas de Lula e Fernando Henrique: comparação do discurso dos dois presidentesO Relatório Meltzer de 2000 e a reforma do Banco Mundial e do FMI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Brasileira de Política Internacional

versão impressa ISSN 0034-7329

Resumo

MASIERO, Gilmar. Desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil e no Leste Asiático: experiências e desafios. Rev. bras. polít. int. [online]. 2011, vol.54, n.2, pp. 97-117. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292011000200005.

Este artigo resume o papel que as novas tecnologias e as políticas governamentais têm desempenhado na evolução da indústria dos biocombustíveis no Brasil e no Leste Asiático. Ele documenta os fatores que contribuíram para que o Brasil, China, Japão e Coreia do Sul se tornassem produtores e consumidores de biocombustíveis, bem como a extensão em que essa fonte de energia tem sido efetivamente adotada em cada uma dessas economias. Em seguida, avalia a extensão do comércio e da cooperação em biocombustíveis entre os três países do Leste Asiático e o Brasil. Argumenta que o Japão é muito mais avançado em sua cooperação sobre biocombustíveis com o Brasil e que nas demais economias asiáticas existe grande potencial para maior cooperação.

Palavras-chave : biocombustíveis; Brasil; Leste Asiático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português