SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue1The European Union between enlargement and the neighbourhood: cases from the Western Balkans and the South CaucasusThe limits of France's negotiating power in the EU: the case of the Union for the Mediterranean author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Política Internacional

Print version ISSN 0034-7329

Abstract

FEITOSA, Gustavo Raposo Pereira  and  PINHEIRO, José Augusto de Oliveira. Lei do Abate, guerra às drogas e defesa nacional. Rev. bras. polít. int. [online]. 2012, vol.55, n.1, pp. 66-92. ISSN 0034-7329.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292012000100005.

O presente artigo analisa o processo de criação e regulamentação da Lei do Abate no Brasil, que autoriza a derrubada em pleno voo de aeronaves civis suspeitas de envolvimento no tráfico de drogas. Investigam-se as relações entre a elaboração da Lei do Abate, a política de guerra às drogas propagada pelos EUA e as preocupações estratégicas dos militares brasileiros acerca da segurança da Região Amazônica. Como parte da contextualização da criação dos programas de interdição aérea baseados no abate de aeronaves, estudam-se as origens e as transformações das políticas antidrogas dos EUA desde a década de 1960 e o modelo de guerra às drogas (War on Drugs). Analisa-se também o processo de discussão parlamentar no Brasil sobre a Lei do Abate e os debates para a sua regulamentação. A pesquisa ocorreu por meio da análise de documentos produzidos pelos governos dos EUA (abertos e sigilosos reclassificados) e do Brasil, da investigação dos anais do Congresso Nacional e do estudo de livros e artigos científicos nacionais e estrangeiros. Verifica-se que os programas que autorizam o abate nascem sob a justificativa do combate ao tráfico, mas se ligam às necessidades militares específicas de Peru e Colômbia. A lei brasileira surge para combater o transporte aéreo ilícito vinculado ao tráfico; contudo, sua origem e os debates posteriores para sua regulamentação submetem-se ao condicionamento dos temores e projetos militares em torno da defesa da soberania sobre a Amazônia brasileira.

Keywords : defesa nacional; guerra às drogas; Lei do Abate; tráfico de drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese